Motores

A fabricante holandesa de caminhões DAF anunciou que deverá passar a oferecer modelos equipadas com motores prontos para o uso de biodiesel puro. Os novos veículos dos modelos XF, XG e XG+ estarão disponíveis no mercado da Europa onde atenderão transportadores interessados em reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEEs).

Esses veículos virão equipados com motores Paccar MX-13 que contam softwares que leva em conta os diferenciais do biodiesel e otimiza seu funcionamento. Segundo a companhia, a substituição do diese mineral por biodiesel pode reduzir as emissões em até 90%.

Segundo o engenheiro-chefe da empresa Jeroen van den Oetelaar, os caminhões da DAF já podiam rodar movidos com óleo vegetal hidrotratado (HVO) ou contarem com motorização elétrica. No entanto, em algumas regiões europeias há uma oferta maior de biodiesel. “Com a opção a B100, nós passados a oferecer aos transportadores uma nova forma (...) de reduzir sua pegada ambiental sem fazer concessões em relação à confiabilidade de seus veículos”, disse

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Veja mais